Este é o Caminho por José Luiz Bretos | The Way of Saint James in Castilla y León

Portal de Turismo de Castilla y León. This link will open in a pop-up window.
Junta de Castilla y León. This link will open in a pop-up window.
Banner cabecera
Imagen decorativa
Hostels
Downloads
Blogs Jacobeo
martes 30 de agosto de 2011
Este é o Caminho por José Luiz Bretos

Prezados amigos da ACACS-SP. Infelizmente meu caminho acabou em Leon, pois tive um problema em meu joelho esquerdo, que até esta etapa estava 100%.  Alias tudo 100% até este momento. Acredito que nada é por acaso e desta forma ficou evidente para mim que o meu percurso deste ano deveria ser só de 50% do caminho, como para a maioria dos europeus. 

Catedral de LeónImagen en alta resolución. Este enlace se abrirá mediante lightbox, puede haber un cambio de contexto Como em meu primeiro e-mail, descrevo a experiência como única em minha vida de 50 anos de idade. Todos os detalhes, as dificuldades, a sensação de objetivo atingido em cada meta alcançada, as pessoas, as paisagens, os campos de trigo, os campos de girassóis, os vilarejos por onde passei, os albergues todos, mas principalmente o deVillareal (Simone e Francisco) e do Acácio e Urieta como os pontos altos desta minha peregrinação, estão registrados em minha memória. 

Para vocês terem uma ideia, nos dois dias que fiquei impossibilitado de caminhar, tive todo apoio de um peregrino holandês que mal falava inglês e que ficou ao meu lado até que eu conseguisse embarcar de volta. Literalmente me colocou dentro do avião e a partir daí continuou seu caminho. Coisas do Caminho! Coisas que serão impossíveis de esquecer... 

Ano que vem, se o Grande Arquiteto assim permitir, estarei de volta para completar o percurso e acredito até, que com mais experiência, poderei saborear melhor estes últimos quilômetros. Podem ter certeza que já estou ansioso pelo retorno. 

Obrigado a vocês da Associação pelas informações passadas e me coloco à disposição quanto as possíveis colaborações que possa dar. 

Obs: para quem esta indo agora: a temperatura em Leon estava em torno de 10 a 23 graus, ou seja friozinho já. Segundo os espanhóis, este ano foram raros os dias de verão por esta região. A informação que tínhamos da Galícia também era de temperaturas nesta faixa.

José Luiz Bretos. Publicado a las 12:26.

Sobre este blog

ACACS-SP Por algo el camino de Santiago es un Camino Internacional. El camino consigue colmar de sentimientos y emociones a los peregrinos que por él transitan. 

No importa la nacionalidad de los peregrinos, todos somos peregrinos en el camino y descubrimos no sólo el entorno por el que transitamos sino lo más profundo de nosotros mismos.

Hemos querido dedicar esta sección a aquellos amigos y peregrinos que desde lugares más alejados de nuestra Comunidad han sentido y experimentado el espíritu del camino y que de alguna forma han podido experimentar una transformación en su vida diaria.

Damos las gracias a todos los peregrinos que nos han permitido compartir con ellos su experiencia y a la Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela-São Paulo-Brasil que tanto interés se ha tomado en acercar sus experiencias a este Blog.