Sentimento de Peregrino | The Way of Saint James in Castilla y León

Portal de Turismo de Castilla y León. This link will open in a pop-up window.
Junta de Castilla y León. This link will open in a pop-up window.
Banner cabecera
Imagen decorativa
Hostels
Downloads
Blogs Jacobeo
viernes 15 de octubre de 2010
Sentimento de Peregrino

Quando peguei o trem com destino a cidade de inicio de minha caminhada estava confusa e pensativa de como iria ser, o que e quem iria encontrar.

Luana ResendeImagen en alta resolución. Este enlace se abrirá mediante lightbox, puede haber un cambio de contexto Assim que eu cheguei ao albergue, fiquei observando todos, os peregrinos eram felizes, e passei a observá-los. Percebi que eram pessoas comuns, de todas as idades, de todo jeito, de todo tipo de profissão, uns mais e outros menos religiosos, uns sem religião alguma, porem todos eram iguais e unidos pela fé e pela esperança de encontrar alguma coisa que foi buscar, estavam envolvidos com sentimentos puros de alegria, paz, solidariedade e amor. E um objetivo incontestável de chegar a Santiago de Compostela, sem compromisso de data, hora ou sentimento de competição com o próximo.

Pensei que fosse me sentir um pouco deslocada no primeiro dia, por estar em um lugar estranho e diferente, com pessoas que eu nunca tinha visto antes.

Feliz engano, desde o primeiro minuto, foi crescendo um sentimento bom e realmente me senti acolhida. Todos eram muito fraternos e solidários. E é isso que o caminho me fez sentir e ser. Me fez resgatar de dentro de mim todos os sentimentos bons e puros que o dia-a-dia nos faz esquecer e colocar no lugar outros tipos de sentimentos não muito bons, que no Caminho eles simplesmente desaparecem.

Realmente é uma busca interior, uma busca de autoconhecimento. Reconhecer o amor pelas pessoas, pelas coisas, pelos momentos, pela simplicidade dos acontecimentos.

Superei as dificuldades de cada dia com muito otimismo, fé, amor e felicidade. A dor, a chuva, o frio, o calor e o sol forte, o silencio, a natureza e as paisagens, foram meus companheiros diários, mas não senti angustia, desanimo nem tristeza. Pelo contrario, é inexplicável a paz e a felicidade que me acompanhou.

Percebi que agente pode aprender algumas coisas com amor e não com a dor e isso é muito gratificante. Percebi que somos todos iguais e devemos nos doar de coração aberto para sempre receber os mais sinceros e puros sentimentos do próximo. Ajudar e ser ajudado, aprender e ensinar, falar e escutar, calar e pensar, com alma e coração limpos, completos de bons sentimentos. Isso me fez tão grande que eu nem imaginava. Reconheci a riqueza e a preciosidade das coisas, e elas estão em pequenos gestos, sentimentos, palavras e ações, não em coisas palpáveis.

Aprendi que devemos usar esse sentimento de Peregrino para sempre, como uma essência para tudo que vamos fazer. Pensar nesse sentimento por todas as manhãs, antes de nos levantar e começar nossos dias. Usar no dia-a-dia, em nossa casa, com nossa família, com nossos amigos, no trabalho, na rua, no transito, em fim, em todos os lugares.

Aprendi que tenho que ser uma pessoa de muita fé, para que o dia-a-dia não me deixe esquecer do Meu Caminho e de tudo de maravilhoso que vi, aprendi e conheci.

Agradeço a todos vocês por ter me ajudado, dando força, falando palavras de incentivo, pelas boas energias e pelas orações. Caminhei com todos dentro do meu coração, e isso me ajudou muito. Obrigada.

Foram 17 dias e 368 km de caminhada. Tive muitas bolhas desde o primeiro dia, tendinite e dores musculares. Não conseguia causar meu tênis, e caminhei a maior parte do tempo de meias e havaianas e depois de meia e papete.

MESMO ASSIM FARIA E QUERO FAZER TUDO DE NOVO !!!!

Minha oração: Senhor, hoje quero pedir perdão: Perdão por perda de tempo, desperdício de dinheiro, pelo amor perdido e pelo mundo inútil; Perdão por desfazer obras e trabalhos, por fazer trabalhos mal feitos e por usar desculpas para viver sem entusiasmo; Perdão também pela oração que pouco a pouco fui adiando e que agora eu estou aqui para fazer; Perdão por todas as minhas omissões, negligencias, silêncio e impaciência.

Mais uma vez peço perdão. Hoje rezo por paz, alegria, força, clareza e sabedoria. Para eu viver cada dia com otimismo e bondade em todos os lugares, que eu tenha um coração cheio de compreensão e paz.

Que o senhor feche meus ouvidos para qualquer falsidade, e que feche meus lábios para falação egoísta e para palavras contundentes e duras.

Que o Senhor em vez disso, abra meu ser a tudo que é bom, que meu espírito transborde de benção e derrame em meus passos ao longo de todo meu caminho.

Amém

Luana Resende. Publicado a las 13:51.

Sobre este blog

ACACS-SP Por algo el camino de Santiago es un Camino Internacional. El camino consigue colmar de sentimientos y emociones a los peregrinos que por él transitan. 

No importa la nacionalidad de los peregrinos, todos somos peregrinos en el camino y descubrimos no sólo el entorno por el que transitamos sino lo más profundo de nosotros mismos.

Hemos querido dedicar esta sección a aquellos amigos y peregrinos que desde lugares más alejados de nuestra Comunidad han sentido y experimentado el espíritu del camino y que de alguna forma han podido experimentar una transformación en su vida diaria.

Damos las gracias a todos los peregrinos que nos han permitido compartir con ellos su experiencia y a la Associação de Confrades e Amigos do Caminho de Santiago de Compostela-São Paulo-Brasil que tanto interés se ha tomado en acercar sus experiencias a este Blog.